Horário de funcionamento
Seg-Sex: 7:00 - 17:00
cloreto de magnésio
14/03/2022

7 benefícios do Cloreto de Magnésio para seu corpo

Saúde
7 min de leitura

Hoje em dia, são debatidos diversos temas sobre a suplementação alimentar e nutricional. Um dos componentes naturais que vem ganhando destaque é o Cloreto de Magnésio.

 

E de fato, o que a falta de magnésio pode trazer para o seu corpo?

 

O que é cloreto de magnésio?

Antes de explicar o que é cloreto de magnésio, é importante entender o que é magnésio. Ele é um mineral que existe nas células e desempenha um papel importante nos organismos vivos, perdendo apenas para o sódio, potássio e cálcio. 

 

Estudos têm demonstrado que o magnésio participa de centenas de reações muito importantes no corpo, com ênfase nas atividades de função muscular e nervosa, produção de energia, fortalecimento da estrutura óssea e regulação da pressão arterial. 

 

Os estudos comprovam que essa substância não é produzida pelo próprio corpo. Ele entra no corpo por meio dos alimentos. 

 

Para atingir a quantidade diária ideal, é necessário ter uma alimentação muito equilibrada e rica em certos tipos de especiarias específicas. No entanto, esses produtos não fazem parte da dieta nutricional da maioria das pessoas, ou, quando presentes, não são consumidos em quantidades suficientes para atingir a quantidade diária ideal de magnésio.

 

O cloreto de magnésio é um suplemento alimentar que surge para suprir essa carência. Ele é uma união do magnésio e do cloro.

 

O suplemento de cloreto de magnésio pode ajudar a suprir a deficiência de magnésio de um organismo, onde ele vai melhorar a saúde e a função fisiológica. 

 

Tendo em vista a variedade de doenças que a deficiência de magnésio pode causar, muitos profissionais da saúde acreditam que os suplementos de magnésio podem não apenas prevenir certas doenças, mas também tratá-las ativamente.

 

O cloreto de magnésio é a melhor opção de suplemento?

 

Os sais de magnésio, como o cloreto de magnésio, são mais capazes de corrigir deficiências de magnésio porque podem ser dissolvidos em água. Comparado às formas menos solúveis de magnésio, o cloreto de magnésio é absorvido quase completamente no intestino, aumentando sua biodisponibilidade no sangue.

 

Com o aumento da biodisponibilidade absorvida ao máximo pelo organismo do paciente, em um prazo curto de tempo e que o corpo utilize o princípio ativo para o efeito desejado.

 

Confira agora os 7 benefícios do Cloreto de Magnésio

 

Essa suplementação ajuda a prevenir uma série de problemas e auxilia na melhora de diversas situações. Confira abaixo 7 benefícios:

 

1. Aumento de energia:

 

Ele ajuda a converter alguns nutrientes dos alimentos em energia, e ainda facilita o metabolismo energético.

 

Para quem costuma praticar atividades físicas, os benefícios do magnésio estão associados a fatores como produção de energia, contração muscular, hipertrofia e recuperação dos músculos após o treino.

2. Evita problemas de contração muscular:

 

Auxilia na parte da contração e relaxamento dos músculos.

 

O magnésio participa da regulação da contração muscular pelo seu efeito direto no filamento pesado (miosina), na proteína regulatória (troponina), nas ATPases, no retículo sarcoplasmático e em outros pontos de armazenamento de cálcio

3. Fortalecimento dos ossos:

 

O magnésio auxilia os ossos a absorver o cálcio, por isso é importante que esteja combinado a esse mineral. Ele ajuda na prevenção à osteoporose e ainda é mais indicado para mulheres no período da menopausa.

4. Melhora da Saúde Cardiovascular:

 

O cloreto de magnésio garante níveis normais nos batimentos cardíacos. Ele possui uma função vasodilatadora que o torna um aliado importante para a saúde cardiovascular. Ele ajuda a regular a pressão arterial e, assim, reduz as chances de doenças do coração e de acidentes vasculares cerebrais.

 

Ainda devido à sua influência relevante sobre a musculatura cardíaca, o Magnésio é considerado de suma importância na prevenção do espasmo da artéria coronariana, causa principal dos ataques do coração.

 

Alguns pesquisadores sugerem que o mineral possui benefícios na prevenção de doenças cardíacas em longo prazo. Pacientes com doenças cardíacas podem ter baixo nível de magnésio em seu nível sanguíneo.

5. Regula o sistema nervoso:

O cloreto de magnésio ajuda a regular os neurotransmissores, que enviam mensagens por todo o cérebro e sistema nervoso.

 

A quantidade indicada do mineral no cérebro ainda pode auxiliar no aprendizado e na memória.

6. Melhora os sintomas da TPM:

Pela mesma razão da melhoria do bom humor, o magnésio também está associado à melhorias no humor feminino durante o período pré menstrual.

 

Ele pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual controlando o inchaço, insônia, dor de cabeça, aumento de peso, sensibilidade dos seios e cólicas. O cloreto de magnésio ainda pode ter seus efeitos potencializado com a combinação com vitamina B6.

7. Melhora do sono:

Ele ajuda a aumentar a qualidade do sono, pois promove o aumento da síntese de neurotransmissores como a serotonina (“hormônio” da felicidade”), assim, causando maior sensação de relaxamento, combatendo o estresse, bem como sintomas da ansiedade e da depressão.

 

O cloreto de magnésio também contribui para a produção de neurotransmissores como a melatonina, hormônio responsável pelos ciclos do sono. Por isso, a dosagem correta também pode auxiliar quem sofre com problemas de insônia.

 

O que a deficiência de magnésio pode causar?

 

A deficiência de magnésio pode levar ao desgaste de ossos e articulações. Isso porque esse mineral ajuda na absorção do cálcio. Essa deficiência também pode causar doenças vasculares, convulsões e problemas no sistema nervoso. 

 

Estudos também mostram que a falta dessa substância pode estar relacionada à ansiedade, estresse e até depressão. Estudos também demonstraram que os baixos níveis de magnésio estão diretamente relacionados à fibromialgia, uma síndrome comum que causa dores no corpo, nos músculos e nas articulações.

 

Como eu sei se meu nível de magnésio está baixo?

 

A falta de magnésio no seu organismo pode acarretar em diversos problemas no funcionamento do corpo. 

 

É muito importante estar atento a sua dieta. Uma alimentação pobre em verduras, legumes e oleaginosas e rica em alimentos industrializados está diretamente ligada à carência desse nutriente.

 

Alguns sintomas da falta de magnésio no organismo são:

 

-> fadiga

-> insônia

-> constipação

-> dores de cabeça e enxaqueca

-> espasmos e cãibras

-> pressão alta

-> resistência à insulina

-> arritmia cardíaca

 

Por fim

 

Agora que você já sabe quais são os benefícios do magnésio para a saúde, é importante que você busque se consultar com um profissional da área para saber como estão suas taxas de modo geral e o nível de presença desse mineral no organismo.

 

Se você tem dores de cabeça e sensação de fraqueza com frequência, isso pode estar associado à insuficiência deste mineral. 

 

Assim como qualquer vitamina ou suplemento, o excesso de magnésio também pode causar problemas e efeitos colaterais. Por isso, é muito importante que você administre a dosagem correta.

 

Onde encontrar um cloreto de magnésio com qualidade?

 

Você encontra o Cloreto de Magnésio P.A em diversas formas na loja virtual da Lapon.

 

Acesse nossa loja virtual em www.lapon.com.br ou acesse o link direto da página do produto em: https://laponold.melhordev.com/produto/cloreto-de-magnesio-p-a/  

Visite também a nossa outra seção do blog, que contém dicas práticas e conteúdo útil para gestão de farmácias e distribuidoras de medicamentos.

IR PARA MINHA FARMÁCIA